Ganhar dinheiro na Internet… Passo a Passo!

25 de outubro de 2009
Nando Pax

Minha história com informática e internet começou cedo. Desde criança tive acesso a rede, mas só este ano, aos 26, iniciei realmente esse novo empreendimento de ganhar dinheiro publicando conteúdo, mantendo blogs, gerando notícia de verdade. Felizmente, não posso reclamar, mas confesso que não é fácil.

Até agora, apesar do pouco tempo, tenho sido bem sucedido em minhas publicações e feito algum dinheiro proveniente do Adsense e do HotWords.

Na verdade já venho ganhando dinheiro com internet desde 2005, só que de maneira tradicional, ou seja: criei uma empresa que tem como principal estratégia a captação de clientes via online para realização de serviços de locução, tradução e legendagem em qualquer idioma, sendo esta, hoje, minha principal fonte de renda.

A empresa, vai muito bem, obrigado. Mas como todo empreendedor, sempre estive em busca de novas maneiras de ganhar mais dinheiro e alcançar satisfação pessoal, além disso, apesar de ter muito espaço para crescer neste mercado, não podemos colocar “todos os ovos na mesma cesta“, não é mesmo?

Por isso em 2008 lancei meu primeiro blog, que agora virou uma comunidade relacionada a fala sintética, chamada Text-to-speech.com.br, que até hoje me rendeu poucos dolares devido ao baixo índice de procuras sobre o assunto.

Comecei a gostar da brincadeira após o termino da Campus Party Brasil 2009, onde lancei o movimento Orelhão VoIP Grátis LiberdadeTelefonica.org, com apoio de alguns amigos. Com objetivo de mostrar para todos que ligar pela internet é muito mais barato e protestar contra as tarifas telefônicas abusivas, a aceitação do público foi imediata e fantástica, coberta amplamente pela mídia.

Apesar de “perder o time” e começar a veicular anúncios apenas após o termino da #cparty o trafego do site se manteve, graças aos posts que ensinam o que as pessoas precisam fazer para ligar de graça, mas a receita ainda é pequena, perto de todo o trabalho que tenho garimpando diferentes maneiras de ligar grátis.

Os custos para colocar criar o movimento foram altos considerando o preço das ligações, da montagem do orelhão, equipamentos, inscrições, tempo, etc, etc… Por isso vão mais alguns meses, talvez anos, para sairmos do decift, gerado principalmente pela participação na Campus Party Valência 2009, que foi um fiasco do ponto de vista monetário.

A grande sacada para ganhar dinheiro na internet foi o lançamento do hotsite LigarVoIPGratis.com.br, que oferece ligações de graça para os visitantes. Composto de apenas uma página, com três meses de existência, já é o que mais gera receita no AdSense.

Você deve estar se perguntando: Onde quero chegar?

Tentei sintetizar todo meu conhecimento de como estou ganhando dinheiro na internet nos passos abaixo que estão funcionando para mim.

Sei que para os usuários leigos, vai parecer um pouco difícil absorvê-las, ou colocá-las em prática, mas com algum tempo você estará habituado com a terminologia e com as ferramentas citadas, além disso com o tempo vou escrever outros artigos para complementar este tutorial rápido.

    PASSO 1) ESCOLHENDO A PLATAFORMA E FERRAMENTAS BÁSICAS

  • Estude um pouco de HTML e CSS, estas são as linguagens de programação que servirão como base para desenvolvimento de seu site, ou blog. Não é preciso ser um expert, muitas vezes, nem mesmo saber estas linguagens, mas isso certamente vai ajudá-lo.
  • Para blogs sou fã e só uso o WordPress. Fácil de instalar, com ampla gamas de plugins e gadgets, além de muitos temas com um visual profissional grátis. Uma boa solução também para hotsites.
  • Não use blogs free, ou construtores de site milagrosos – É o barato que sai caro e geralmente quem ganhará dinheiro com seu conteúdo serão eles. Para que tenha espaço e a autonomia necessária para inserção dos anúncios, para ganhar dinheiro, mais cedo ou mais tarde precisará de uma hospedagem paga e um domínio registrado. Começando por esse passo, levando em consideração o passo seguinte, com certeza poupará tempo, não perderá visitantes na hora de migrar para um novo endereço e será mais bem sucedido. A desvantagem é que perderá aquela ajudinha das grandes redes de conteúdo.
  • Configurar o Google Analytics e Google Sitemaps são requisitos básicos para analisar o desempenho do site através do acompanhamento dos relatórios.
  • Economize tempo. Escolha um tema que não precisa de muitas adaptações
    PASSO 2) OTIMIZAÇÃO PARA OS MECANISMOS DE BUSCA (SEO – SEARCH ENGINE OPTIMIZATION)

  • Registre o domínio com preferencialmente “hot words” (palavras que tem alto índice de procura) ou com a(s) palavra(s) que tem tudo haver com o assunto do seu site ou blog. De uma passadinha no Google Trends para ter uma noção das palavras que são mais pesquisadas e conte com a sorte para que o domínio com a(s) palavra(s) que escolheu não tenha sido registrado por outra pessoa.
  • Invista em em 2 ou 3 palavras ou frases chaves. Por exemplo: Quando iniciei o site Ligar VoIP Grátis, acreditava que a frase-chave “Ligar Grátis” era a que geraria mais tráfego. Porém, após algumas semanas ao analisar os relatórios do Google Analytics percebi que a frase “VoIP Grátis” gerava mais trafego, mesmo estando na segunda página. Então mudei o Título do site para a frase chave VoIP Grátis, assim como dentro das tags “head” H1 H2 e H3. Resultado: dobro do trafego em 1 semana.
  • Nomeie as páginas de maneira que as principais “frases / palavras chaves” estejam presentes, preferencialmente, sem repetir. Por exemplo o artigo que ensina como as pessoas ligarem de graça pelo iPhone no blog Liberdade telefônica leva o nome: ligacoes-voip-gratis-no-iphone-via-fring.html
  • Instale o software WebCeo que irá ajudá-lo a medir a densidade das palavras chave do seu site, melhorar o conteúdo das suas “Meta Keywords” e “Meta Description”, além de acompanhar o desempenho nos buscadores, entre outras ferramentas
    PASSO 3) DICAS DE CONTEÚDO E FREQÜÊNCIA

  • É indispensavel que antes de publicar seus artigos, passe-os por um corretor ortográfico. Se não tiver um, instale o Google Chrome, que vem com um corretor satisfatório, que marca as palavras erradas enquanto está escrevendo seu artigo
  • Acredite no que está escrevendo e procure não fugir muito do temas propostos. Caso comece a fugir muito dos temas principais, pense em criar um novo blog direcionado ao público dos seus artigos.
  • Alguns recomendam, postar pelo menos 3 vezes por dia, mas nem sempre é possível. Portanto, faça dentro do seu tempo. Quando puder ou tiver uma inspiração escreva. Quanto mais escrever, mais chance terá de ser encontrado.
    PASSO 4) REDES SOCIAIS

  • Utilizar o poder das redes sociais para disseminar seu conteúdo é vital para o sucesso. Twitter, Facebook, Orkut, etc, etc, etc. Compartilhe seu conteúdo no seu perfil. Usuários com uma ampla redes de contato já largam com uma grande vantagem
    PASSO 5) PREPARANDO-SE PARA GANHAR DINHEIRO

  • Existem vários programas que prometem ganhos, blá blá blá. Eu particularmente uso e recomendo o AdSense e o HotWords.
  • Não use as cores padrão do Adsense nem do HotWords, pois como são utilizadas em vários sites, elas tem uma taxa de cliques muito baixa. Use paletas múltiplas ou cores que combinem com o layout do seu site para obter um melhor resultado
  • Desative os anúncios gráficos. Inconscientemente os usuários raramente clicam nestes anúncios. Por mais que o Adsense recomende que deixe os dois ativados, o CTR dos anúncios gráficos são muito menores que os anúncios de texto.

Poderia continuar escrevendo por horas, mas estou cheio de atividades e este post está esperando para ser publicado há semanas, por isso achei melhor publicar e ir complementando-o com o tempo.

Até breve
Nando Pax

5 Comments

  1. boa tarde, cara esse negocio de trabalhe em casa, publicando anuncios e respondendo a e-mails da dinheiro ?

  2. Boa ideia de SEO voce disse, investir em 2 ou 3 boas keywords ajuda.
    Pois se focar em muitas a estratégia não dará certo.
    Outra, não tente escolher keywords muito concorridas como “trabalho em casa” e ” ganhe dinheiro na Internet” pois elas já estão bem saturadas.

  3. Great post! Your style is so fresh compared to most other bloggers. Thank you for writing when you do, I will be sure to subscribe!

  4. Eu acabei de criar meu blog o agapefestas.blogspot.com, e fiquei muito feliz com essas dicas. O blog ta bacana mais estava sem idéias para divulgação.

    obrigado, mesmo!

  5. poxa brigadão pelas dicas,tenho um blog que fiz somente para os amigos e p/divulgar o que mais gosto de fazer que é fotografar a natureza e os animais, agora etou no adsense, e meus ganhos estão aparecendo mais são poucos, se c. puder e tiver um tempinhopasse no meu blog e veja se está legal gostaria tbm se não fose pedir muito sua sugestão para melhorar meus rendimentos . um abraço e bom carnaval

Deixe uma resposta

Required fields are marked *